O setor de transportes rodoviários precisa trabalhar de forma urgente para aumentar a atração de jovens para a profissão de caminhoneiro. Essa é a avaliação do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs), que destaca pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2019, que mostrou que a faixa etária predominante dos motoristas é de 40 a 49 anos (29,6%). O perfil de motoristas com até 29 anos representa apenas 8,9% do total.

Para o Setcergs, o número de caminhoneiros mais velhos é preocupante, porque esses profissionais irão se aposentar em breve, dificultando a renovação da força de trabalho no setor.

Gustavo Krás, coordenador do núcleo COMJOVEM Porto Alegre, atribui essa escassez de novos motoristas a vários fatores, como as mudanças nas profissões ao longo do tempo e o desinteresse da juventude pela atividade.

“A juventude atual tem um pensamento diferente. Para ser motorista, é necessário ser desprendido, pois a profissão exige viagens longas, distantes da família e dos amigos. A fase jovem está muito voltada para os entretenimentos, e isso faz com que a profissão perca apelo”, analisa Krás.

O presidente do SETCERGS, Delmar Albarello, salienta outro aspecto crítico: as mudanças na legislação que afetam diretamente a profissão, como a lei que estabelece o descanso obrigatório no sétimo dia de trabalho.

Para Gustavo Krás, a profissão ainda continua sendo uma boa oportunidade profissional. Mesmo com as dificuldades, que são impostas pela legislação, o serviço de motorista garante bons salários, especialmente para profissionais que não tem curso superior ou formação básica.

Outro ponto importante destacado é o avanço tecnológico no setor. Hoje em dia, muitos  caminhões são equipados com tecnologia de ponta, tornando a profissão mais atraente. Os motoristas têm à disposição ferramentas modernas e confortáveis, o que transforma o trabalho em uma experiência mais agradável e menos árdua.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Entidade alerta para urgência em atrair jovens para a profissão de caminhoneiro no Brasil