A Ford produziu a última unidade do Ecosport na Índia, único país onde o SUV ainda estava em linha. Junto com ele, a marca fechou sua fábrica por lá, tal como fez no Brasil no início de 2021. Entretanto, ao contrário dos brasileiros, criadores do Ecosport, a Ford indiana promoveu uma despedida digna para o modelo que foi o precursor dos SUVs compactos há quase duas décadas. O último exemplar saiu da linha de montagem com pausa para fotos.

Além de abastecer o mercado local, a fábrica indiana exportava o SUV desde 2017 para países europeus, da África, Ásia e Oceania. Recentemente, passou a enviar também para os Estados Unidos e a Argentina. O lote final contou com 1.500 exemplares, sendo o último finalizado no dia 20 deste mês. Além disso, vale dizer que a Ford encerrou a produção do Ka, que estava disponível nas carrocerias hatch e sedã. Assim, enterra de vez a dupla.

Antes de a Ford fechar as fábricas no Brasil, havia uma esperança de que o Ecosport fosse ter um sucessor no exterior. Mas o fim da produção e as novas estratégias da marca fizeram com que o SUV se despedisse do mercado sem deixar substituto. Agora, a fabricante norte-americana está empenhada em investir nos carros elétricos.

Fonte: Jornal do Carro

Ford Ecosport dá adeus com produção da unidade derradeira na Índia