A Secretaria de Saúde, por meio do Ambulatório de DST/Aids e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), participa da Campanha Nacional ‘Julho Amarelo’, que objetiva reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente, em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; relação sexual desprotegida; contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.

     Durante este mês, equipes do CTA estarão visitando os presídios para a realização de testes rápidos de Hepatite C, na população prisional. A estimativa é atender cerca de 400 pessoas.

Os testes rápidos poderão ser feitos o ano todo, por qualquer pessoa, que pode procurar o Ambulatório de DST/AIDS – CTA para passar pelo procedimento, onde recebe uma autorização para realizar o exame, em laboratório credenciado pelo município. O Ministério da Saúde orienta que todas as pessoas, com mais de 45 anos de idade, façam o teste, gratuitamente e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

As hepatite é uma doença silenciosa e os sintomas podem demorar para surgir. Posteriormente, se manifestam em forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O Ambulatório de DST/AIDS – CTA funciona de segunda e sexta-feira, das 7 às 16h, na Rua General Osório, 1.417 – Centro. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3724-3920.

Fonte: Prefeitura Municipal de Franca

Saúde realiza ações da Campanha Julho Amarelo