O prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta terça-feira, duas novas medidas, que vão somar às ações que estão sendo realizadas pela Vigilância Ambiental para o combate e prevenção a dengue na cidade.

Com o registro de 2.693 casos de dengue até o momento e duas mortes confirmadas, a partir desta quarta-feira, 27, um grupo de 10 atiradores do TG 02-013 (Tiro de Guerra) se une às equipes de agentes de controle de vetores da Vigilância Ambiental, no período da manhã, no trabalho de visitação casa a casa, orientando os moradores de diferentes bairros da cidade, sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito e as orientações para a prevenção a doença. 

A outra ação consiste na aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti, o chamado ‘fumacê’, a partir desta quinta-feira, 28, às 17h, iniciando pelo Jardim Luíza, na Região Norte da cidade.   

Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, será divulgada, diariamente, pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Instagram), a programação e o bairro que receberá o ‘fumacê’, sem contar a distribuição de panfletos e carro de som, com orientações gerais aos moradores sobre as maneiras que deverão proceder  durante a ação. “É muito importante que cada um faça a sua parte no combate a doença. Não deixe nada que acumule água parada, como plástico, garrafas, pneus, latas para não deixar o mosquito criar. Seguimos trabalhando com firmeza e contamos com a sua colaboração”, disse Ferreira.

Orientações sobre a Nebulização

Apesar de ser um inseticida, não é prejudicial a saúde humana, desde que usado com intervalos longos, mas devem ser observados alguns cuidados durante o uso. 

Durante o ‘fumacê’, os moradores deverão manter as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte.  Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.

Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Franca

Prefeito de Franca anuncia ‘fumacê’ e apoio do Tiro de Guerra no combate a dengue